sábado, janeiro 7

Os Junckers deste mundo

(Clique)


Frases do economista americano Arthur Laffer (76) numa entrevista ao semanário neerlandês Elsevier.

"No que respeita a Economia, a ideia mais perigosa do nosso tempo é a de que um governo despesista cria prosperidade. Grande treta. Os bancos centrais não são geridos pela fadinha dos dentes, o Pai Natal não trabalha na Casa Branca. Um governo não cria prosperidade, distribui prosperidade. E se tira alguém de dificuldades, essas dificuldades vão calhar a outro."

Acerca das ideias de Piketty sobre uma mais justa distribuição da  riqueza entre ricos e pobres:

"Deixe-me explicar-lhe: Porque razão são tão elevados os impostos sobre o tabaco? Para desencorajar os fumadores. Porque razão multa o governo os condutores que excedem a velocidade ? Porque não queremos isso. Mas então, porque motivo tributamos as pessoas que trabalham? Se se tributa o trabalho e se dão subsídios àqueles que não trabalham, castigam-se os que trabalham e beneficiam-se os ociosos."
"Eliminem-se todos os impostos, menos dois: sobre o álcool e o tabaco, e estabeleça-se uma taxa única para todos os rendimentos provenientes do trabalho ou do capital. Haja um mínimo de regulamentos, mantenha-se a moeda estável, e fique por aí a intervenção do governo."
"A UE é uma operação estatal, na qual o povo não tem direito a voto…Juncker comporta-se como um dono, não como um servidor da coisa pública… Os Junckers deste mundo são inimigos do povo e da prosperidade."