segunda-feira, fevereiro 23

Cartas e confissões

(Clique)
É tentação que por vezes me toma, mas avisadamente logo afasto, começar aqui uma correspondência aberta, misturando pessoas de carne e osso com personagens inventadas, exclusivamente mulheres, e desse modo semear entre as eventuais leitoras um apetecível frisson, acordando também num ou noutro macho o desejo de aprender a esquecida arte da galanteria.
Os azedos poderão repontar que devo ter juízo, não esquecer os anos, mas a esses direi o que talvez ignorem: o modo de estar na vida tem pouco a ver com a idade e quase tudo com o gosto do risco.
Razão essa de haver  tanto velho de trinta e quarenta, e – julgando pelo que leio e oiço – tanta mulher desesperada de se dar conta que a juventude são dois dias, de como o tempo do entusiasmo, da alegria, dos ardores, dos beijos ao luar, parece, segundo a imagem clássica, que se lhe escapa fugidio como água entre os dedos.
Seria uma correspondência de consolação e gentileza, um trocar de vivências e esperanças, talvez um bálsamo para aquelas horas passadas a sonhar o que poderia ter vindo, ou consolo para o negrume das insónias.
Aqui chegado dou-me conta de que, por deformação profissional, por vezes nem reparo se o que escrevo é o que realmente penso e desejo escrever. Ámen.