sexta-feira, outubro 3

Diferenças

(Clique)

Desde que o descobri, o site neerlandês www.925.nl é para mim leitura diária; pela informação que em parte nenhuma encontro; pela ironia com que lá tratam coisas muito sérias; pelos detalhes que por vezes dão ideia que ali se ajustam contas e abrem janelas que permitem dar uma vista de olhos nalguns interessantes bastidores da política internacional e do mundo dos negócios.

Portugal aparece de vez em quando. Já por lá segui, com detalhes que a imprensa portuguesa parece ignorar, as andanças do GES, da PT, de gente nossa,  angolana e brasileira, não só com nome e posição, mas também a morada holandesa das suas companhias e os balanços  que legalmente são obrigados a apresentar.
No meio de tudo isso, porém, e com suficiente humor, fala-se de luxos e extravagâncias, e foi assim que dias atrás dei lá com Richard Branson a fazer ski aquático; soube que Putin ganha por mês o equivalente de 102.660 dóalres, possui uma fortuna avaliada em 70 mil milhões de euros, uma colecção de relógios duns 700.000, e nessa coleção um Tourbograph que lhe custou meio milhão na mesma moeda.
 

Vim também a saber que o sultão do Brunei possui 6 dos únicos 7 Ferrari Venice Station  existentes, cada um deles valendo 1.5 milhão. Esse soberano tem ainda na garagem uns 6.994 outros carros de grande luxo e preço, para rodar nos 126 km da única autoestrada da sua ilha.
Entre os imensamente ricos não fica atrás o califa de Abu Dhabi, que não somente é dono do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, mas por 650 milhões de US$ mandou construir nos estaleiros Lürssen, de Bremen, o maior dos iates privados que navegam os oceanos, o Azzam, que com os seus 180 m. de comprido deixa atrás muito navio de cruzeiro.
O acaso ditou isto, não era minha intenção procurar o contraste. Estava a ler as interessantes coisas do www.925.nl quando recebi um mail de um jovem amigo holandês que, anos atrás, com coragem e forte espírito empreendedor, emigrou para Mumbai e lá fundou uma companhia de internet, especializando-se na feitura de programas especiais para a indústria cinematográfica. Começou com dois computadores, duas mesas e dois programadores. Ao fim de três anos tem vinte programadores em dois andares, chofer, criadas e duas amas para os bebés.
Uma coisa sinceramente o aflige quando vai para o trabalho: os pobres que, deitados no passeio, lhe dificultam a entrada no prédio. O que ele acabava de descobrir, e no mail me queria contar, era que os infelizes que dormem no passeio não o fazem de graça, têm de pagar umas quantas rupias ao manager do passeio, em geral um ou outro que nessa rua tem loja.